Piquete

O município de Piquete possui uma curiosa dualidade turística. Para aqueles que procuram um recanto agradável para seu descanso e tranquilidade, a cidade oferece além do clima puro e ameno das montanhas, trilhas em plena Mata Atlântica, banhos de cachoeiras e em piscinas naturais, saudáveis caminhadas em pequenos riachos de águas cristalinas, pesca em diversos pesque-pague, caminhadas em trilhas abertas por tropeiros no século passado, visitas históricas a antigas fazendas de café, além de uma deliciosa culinária tropeira e de um saboroso "café da roça".Mas para os que procuram emoções fortes e aventuras, os encantos da serra permitem a prática de diversos esportes como: montanhismo, salto de asa delta e "paraglider", "motocross", cavalgadas, "rapel", etc.


Cachoeira no Balneário do Benfica

Piquete situa-se no Vale do Paraíba, a 180km de São Paulo e a 220km do Rio de Janeiro ficando ainda a 14km da divisa com o estado de Minas Gerais. Aproximadamente 70% do território municipal se encontra dentro da área de APA - Área de Proteção Ambiental. Incrustada na Serra da Mantiqueira como uma pedra preciosa, esta jóia de rara beleza, vem se despertando para o Ecoturismo e o Turismo Rural.

O nome "Piquete" como designação de um vilarejo do Estado de São Paulo, aparece pela primeira vez em 1828, na lista de ordenança de um "Registro" para fiscalização e cobrança de impostos, instalado na face paulista do caminho de Minas. Era um dos caminhos tropeiros que ligavam o Sul de Minas ao porto de Parati.

O café era a maior fonte de divisa da época. As grandes fazendas de cafése espalharam pelo Vale do Paraíba. As terras de Piquete tembém foram cultivadas com o café e nobres casarões foram erguidos (alguns ainda sobrevivem, apesar de seus quase 200 anos de história).

Em 1874, é inaugurada no Bairro de Piquete uma hospedaria, que mais tarde se transformaria no Hotel Santa Cruz (futuro Hotel das Palmeiras); concomitantemente, eram criados diversos ranchos para abrigo de tropas.

Em 1893, quando o engenheiro baiano Teodoro Sampaio passou por Piquete, em companhia do Barão da Bocaina, rumo às terras de São Francisco do Buriqui (hoje São Francisco dos Campos do Jordão), registrou o seguinte em seu diário de viagem:”... Piquete, pequena e novíssima vila, na base da serra, centro de um território muito fértil e ricamente dotada de abundantes e cristalinas águas que aí formam rumorosas cachoeiras no trajeto pelo povoado.”

Em 1902, algumas fazendas de Piquete são escolhidas pelo Ministro da Guerra, Mal. Mallet, para construção de uma fábrica de Pólvora. Em 1909 é inaugurada em Piquete a Fábrica de Pólvora sem Fumaça, pertencente ao Exército Brasileiro.

A partir de então, o povoado se desenvolveu em função da indústria bélica e seu patrimônio natural ficou um tanto esquecido.

A fábrica ainda existe, hoje com o nome de IMBEL/FPV – Indústrias Bélicas – Fábrica Presidente Vargas; mas, recentemente, a população da cidade despertou para a exploração turística de suas belezas naturais.

A fábrica, talvez tenha sido a primeira a se acordar no município para a preservação da Mata Atlântica, pois não só se preocupou em preservar a reserva de mata existente, como reflorestou com mata nativa as terras antes cultivadas com café. Em recente RIMA – Relatório de Impacto sobre o Meio Ambiente, feito por técnicos de diferentes entidades, foi acusada a presença de diversos animais, considerados em extinção, nas terras da fábrica. A fauna registrada mostrou-se muito diversificada e com grande riquesa de espécies. Destacou-se neste levantamento a presença de grande número de animais endêmicos da Mata Atlântica, chamando a atenção para aves e mamíferos ameaçados de extinção e sujeitos a controle e proteção especial, como por exemplo: jaguatirica, bugio, lontra, burigui, sabiá-cica, sabiá maria-leque e de 14 espécies de beija-flores.

 


Balneário existente no caminho da Vila dos Martins

 


Pico do Martins

O acesso a reserva florestal pertencente a IMBEL só é liberado para pesquisadores, mas seus efeitos são sentidos em toda a cidade: desde a pureza do ar até a presença de aves nas nossas árvores.

É no município de Piquete que se situa o Pico dos Marins, com seus 2.420,7 metros, um dos mais altos do Estado de São Paulo, o Pico Focinho de Cão (1.767m), Pico do Cabrito (1.817m), Alto das Lavrinhas (1.946m), Morro do Ataque (1.90m) e Pico da Meia Lua (1.720m).

O acesso a qualquer destes picos é feito sem uso de material especial, sendo que se alcança alguns deles em veículo motorizado. A vista que se descortina do alto da serra é maravilhosa. Nos dias claros, consegue-se identificar as cidades de aparecida do Norte, Guaratinguetá, Lorena, Canas, Cachoeira Paulista, Cruzeiro e Piquete; além do curso do rio Paraíba em toda esta extensão. Ao fundo, vê-se a Serra da Bocaina e a Serra do Mar.

Como registro da época de ouro do café, ainda restam três antigos casarões, com ruínas de calçamentos feitos por escravos, terraços de café, senzalas, rodas d’água, moinhos e monjolos. Encontramos ainda algumas peças de época no museu municipal; e histórias deste tempo, colhemos a cada esquina. Para tanto, basta ter tempo para ouvir os contadores de “causos” e os historiadores da terra.

As fazendas Santa Lídia, Santa Inês, e a histórica Fazenda Fortaleza (que pertenceu no século passado ao Visconde de Guaratinguetá e quefoi a primeira casa rural da região a possuir um sistema de água encanada), sobrevivem ainda, como lembrança do passado.

A serra que envolve Piquete, já recebia dos índios Puris, primeiros habitantes da região – o nome de Amãtykir (serra das vertentes), donde originou Mantiqueira.

 


Cachoeira do Jaracatiá

Realmente, as vertentes são muitas, e que devido a formação da serra, descem em cascatas, umas pequenas, outras de grande proporção, mas qualquer uma delas com o seu encantamento. As mais conhecidas são: Cachoeira da Edite, Cachoeira Véu de Noiva. Os raios de sol, penetrando por entre as árvores, incidindo sobre as cachoeiras, faz com que se formem arco íris belíssimos – um fenômeno constante em nossa serra.

Na cidade, o turista ainda pode se deliciar com a beleza arquitetônica da Matriz de São Miguel Arcanjo, com a imponência do pórtico da FPV – arco que servia de divisa entre os municípios e a fábrica, com a pureza sacra dos vitrais da Igreja de São José ou com a simplicidade da nonagenária Estação Ferroviária “Rodrigues Alves”.

As festas mais populares do município São a do Tropeiro e a do Peão de Boaiadeiro (julho/agosto), acompanhadas de perto das festas religiosas (principalmente a de nosso padroeiro São Miguel Arcanjo – 29/09), festa do Município 15/06, Natal, “Reveillon”e Folia de Reis.

Grande parte da população dedica-se com afinco aos trabalhos manuais. Nesta área, podemos destacar os trabalhos em crochet, tricot, bordados em ponto cruz, pintura, escultura, artezanatos em palha e couro.

 


Fazenda Santa Lídia

Piquete ganhou pelo segundo ano consecutivo o selo de “Cidade Turística” e se encontra engajado no PNMT – Plano Nacional de Municipalização do Turismo. Empresários estão investindo na cidade, pousadas estão sendo construídas. A cidade se despertou para o turísmo. Um turísmo planejado, ecologicamente correto, sadio, e que tem por objetivo principal o bem estar dos turistas e dos filhos da terra.

 


Fazenda Santa Inês

O prefeito Municipal de Piquete, Prof. Alaor Ferreira, questionado pela Revista Ecotour, disse: “Piquete, cidade paisagem, diamante cristalino incrustado no anel verde da Serra da Mantiqueira. Suas cascatas e cachoeiras serpenteiam nos riachos que emolduram montes e colinas. Seu povo, hospitaleiro e amigo, recebe com carinho seus visitantes. Nossa cidade se prepara para melhor receber os amigos. Sejam sempre bem vindos!”

 


Fazenda Fortaleza

Assim como encontramos na Bíblia o pacto firmado por Deus com Noé: “Eis o sinal da aliança que faço convosco e com todos os seres vivos que vos cercam, por todas as gerações futuras: ponho o meu arco nas nuvens, para que ele seja o sinal da aliança entre mim e a terra.” Gn 9,12 a 14; o arco íris para nós é o sinal da aliança firmada entre o povo da cidade e a exuberante natureza que nos cerca; é a harmonia do homem com a mata, os animais, os rios, sob as bençãos de Deus.

 


Poço do vigário

 


Vitral da Sagrada Família

 


Igreja Matriz de Piquete

Devido a proximidade com esta cidade, hospedando-se na Rede Del Valle é possível desfrutar de todo este potencial turístico.

 

Fonte: REVISTA ECOTOUR ( www.revistaecotour.com.br )