Cunha

A cidade de Cunha, que desde 1948 se tornou estância climática, é o cenário perfeito para quem procura integrar a cultura, o sossego e a natureza, desfrutando de um rico calendário de eventos.  A localização privilegiada entre a Serra do Quebra Cangalha e os contrafortes da Serra do Mar, a 1600m de altitude, é muito favorável ao desenvolvimento do ecoturismo.

Na região de Cunha, se encontra um exemplo vivo da grande transformação do conceito de utilização dos recursos naturais ocorridos nas últimas décadas. Transformação essa que impediu a continuidade de um sistema de exploração puramente extrativista, preservando as porções da Mata Atlântica ricas em água, plantas e animais.

Atualmente, no mesmo local onde antes acontecia a devastação, atua um centro de proteção ao meio ambiente, denominado Núcleo Cunha/Inaiá, aberto a visitação pública. O visitante, ao percorrer suas trilhas, a trilha do rio Paraibuna e a do rio Bonito, estará diante das belezas remanescentes da Mata Atlântica e perceberá a importância de se engajar na luta em defesa do patrimônio natural.

Cunha abriga as cabeceiras dos rios Paraibuna e Paraitinga, formadores do rio Paraíba do Sul, responsável por 80% do abastecimento de água do Rio de Janeiro e da maioria das cidades doVale do Paraíba.

Com seus atributos naturais, o clima agradável, a paisagem exuberante, as cachoeiras (do Pimenta, do Desterro e Mato Limpo), Pedra da Marcela (1.800m de altitude, com vista panorâmica do litoral norte e sul fluminense) e Fonte Santa Rosa de aguas minerais, aliados à proximidade com a cidade histórico-turística de Paraty, a cidade oferece condições para quese desenvolva  o turismo ambiental e ecológico.

Destacando-se entre as cidades vizinhas, conseguiu mobilizar um grupo de empresários a criar uma associação dos proprietários de hotéis, pousadas, artezãos, restaurantes e similares, a Cunhatur. Atuando desde 1996, tem a finalidade de implantar um processo de valorização e promoção do turismo local, através de cursos e palestras, investimentos em marketing turístico e convênios (USP, UNESP, Fundação Cassiano Ricardo, etc.) para a realização de eventos culturais.

Com muita criatividade e competência, a Cunhatur elaborou uma programação especial, no período de 2 de julho a 2 de agosto de 1999, incrementando o projeto Acordes na Serra, que atraiu aproximadamente 35mil pessoas. Foram realizados 50 eventos, incluindo desde apresentações musicais a leilão de cavalo mangalarga marchador.

As tradições e costumes populares, festas religiosas, cultura tropeira, vasto acervo folclórico, artesanato, riqueza de história (antigo caminho do ouro rumo ao porto de Paraty e palco de combates na Revolução de 1932), desperta o interesse dos turistas que buscam lazer e também dos historiadores.

Cunha é o principal centro de cerâmica artística de alta temperatura do País, com repercussão internacional. É utilizada a técnica de queima à lenha em forno Noborigama, que chega a atingir 1.350 C.O estopim para que esta semente germinasse foi a decisão de um grupo de ceramistas brasileiros e japoneses, alguns com especialização no Japão, em se associar e criar em 1975 um ateliê na cidade.

O fascínio desta arte está na abertura dos fornos, um momento festivo, onde o artista divide com o visitante a alegria de vislumbrar o resultado final do seu trabalho, tal a gama de fatores que podem interferir na criação, independente da vontade do criador. Assim, de cada câmara vão brotar os objetos, esculturas, resultado final da interação entre a sensibilidade humana e as forças da natureza.

Desde os mais remotos tempos, a culinária sempre foi um modo de se obter contato com a cultura e o perfil dos habitantes do local. A gastronomia aqui representa várias alternativas, desde a comida caipira feita em fogão à lenha (canjiquinha com costelinha, leitoa a pururuca, galinha ao molho pardo e doces caseiros) até pratos mais sofisticados (fondue, trutas, etc.), mas o tempero principal está na alegria e simplicidade do povo que recebe com hospitalidade. Visitar Cunha é um verdadeiro prazer.

Devido a proximidade com esta cidade, hospedando-se na Rede Del Valle é possível desfrutar deste potencial turístico .

Fonte: REVISTA ECOTOUR  ( www.revistaecotour.com.br)